No dia 14 de Outubro aconteceu o evento de premiação do 3º Concurso de Qualidade do projeto “Força Café” organizado pela Fundação Neumann com apoio da Stockler Comercial e Exportadora Ltda.

Para os organizadores do concurso, o evento obteve enorme sucesso e evidenciou a melhoria na qualidade de café produzido pelos pequenos produtores, fruto de um trabalho que vem crescendo ano após ano por meio da avaliação das amostras durante a semana do concurso. Isso foi comprovado nas discussões de avaliação das mesas das diferentes sub-regiões participantes do concurso: Sub-regiãos Matas de Minas, Circuito das Águas, Campo das Vertentes e Mar de Minas.

collage1

Destacaram-se cafés frutados, com notas achocolatadas, de frutas secas e frutas silvestres, bem balanceados, suave acidez e bebidas muito limpas que podem ser utilizadas segundo as demandas das mais altas cafeterias do mundo. O que o júri internacional procurava nos cafés especiais provenientes das origens do Brasil foi encontrado nos cafés apresentados no concurso, superando as expectativas.

collage2

Pela primeira vez, nesta terceira edição o campeão geral da categoria “natural” foi conquistado pelo Sr. Marcelo Vieira da sub-região Matas de Minas, rompendo a hegemonia de cafés da sub-região Circuito das Águas, ganhadores das duas edições anteriores. Já na categoria “cereja descascado” foi conquistado pelo segundo ano consecutivo pelo Sr. Luiz Borges do Circuito das Águas.

collage3

Conheça agora os resultados do concurso:

1. Campo das Vertentes

1 Matas de Minas Marcelo Vieira  85,75
2 Circuito das Águas Nivaldo dos Reis Soares  85,59
3 Mar de Minas Vanderlei de Deus Vaneli  85,53

O próximo passo do concurso será o envio de amostras para empresas importadoras de países consumidores como Rússia, Itália, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Grã Bretanha e Canadá onde serão organizadas sessões de cupping para apresentem os cafés a seus clientes.

Feito isso, acontecerá um leilão dos cafés em meados de dezembro onde se conhecerá as ofertas finais para cada um dos lotes preparados pelos agricultores familiares.