Confira como foi nossa participação na Semana Internacional do Café 2016 no Expominas em Belo Horizonte:

No dia 21 de setembro no Espaço Café+Forte  a FAEMG apresentou aos produtores de  São Francisco de Paula,  Munhuaçu e Santa Margarida  o programa  Café + Forte, uma parceria com a Fundação Neumann. Esse programa do Sistema FAEMG é  mais uma novidade para a inovação do dia a dia do homem do campo .Segundo Breno Mesquita – Presidente da Comissão de Café da FAEMG  tem como objetivo: “proporcionar ao produtor condições para administrar a propriedade por meio da gestão dos custos, fornecendo instrumentos para que ele saiba a que preço está produzindo e qual o melhor momento para comercializar a colheita com lucro. A marca forte do programa é oferecer um processo bastante simplificado e que possa ser posto em prática facilmente, seja  pelo pequeno, médio ou grande produtor. A demanda crescente pelo Café+Forte nas diversas regiões do Estado é o maior indicativo do seu sucesso junto ao cafeicultor mineiro.”

Isabel Cristina Mendes, Coordenadora Organizativa destaca a importância desta parceria para os produtores participantes: “Essa parceria dará maior segurança aos produtores na gestão de sua propriedade, diminuindo os erros e gastos desnecessários.”

DSC_0113

No dia 22 de setembro, também no Espaço Café+Forte aconteceu o lançamento simbólico da Central de Associações de Pequenos Produtores de Café da Mantiqueira de Minas.  Estiveram presentes ao evento:  o Exmo. Sr. Secretário  de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, e sua equipe de trabalho a Srta. Eulalia, Renata e Emanuelle;  a Pesquisadora da Embrapa, a Dra. Helena Maria; o Gerente Regional do Senar, Sr. Celso Vieira Júnior; da  Fundação Neumann, a Sra. Isabel Cristina Mendes, Beatriz Rosa e Monique Cadorini e cerca de 50 produtores de Associações dos  municípios de  Conceição das Pedras, Natércia, Heliodora, São Gonçalo do Sapucaí, Lambari, Jesuânia, Cambuquira .

DSC_0515

– No dia 22, a noite  aconteceu na Galeria de Arte  Casa Mirador uma sessão de prova dos  Cafés dos produtores da Mantiqueira de Minas onde a Sra. Adriene Cobra – organizadora do evento,  ofereceu um coquetel aos participantes: produtores da Central de Associações, baristas, compradores, representantes da Fundação Neumann, representantes do Senar Lavras e representante da APROCAM.  Segundo a Central de Associações, os produtores da Mantiqueira de Minas acham importante a divulgação do seu produto não só no mercado externo, “Temos que divulgar mais no mercado interno, principalmente às cafeterias”.

DSC_0664