Como motivar a permanência dos jovens no campo?

Este tema e outros relacionados ao desenvolvimento da agricultura foram debatidos nos últimos dias 24 e 25 de agosto no 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, desenvolvido em Curitiba-PR, Brasil. Com o tema “Sucessão, gestão e tecnologia”, o evento reuniu representantes de 10 países vinculados ao agronegócio e que estão procurando soluções para os desafios do futuro.

Max Ochoa, Diretor Técnico da fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil participou realizando uma palestra sobre sucessão familiar. Baseada na experiência da Fundação em trabalhos com famílias que são pequenas produtoras no setor cafeeiro foi abordada a crescente preocupação da migração do jovem do campo à cidade e o risco da continuidade dos empreendimentos rurais e o abastecimento de alimentos.

Max Ochoa

Frente a esta tendência, como fazer a agricultura mais atrativa e viável para os jovens? Aumentar a renda nos estabelecimentos rurais, investimentos na capacitação dos jovens no campo para preparar a sucessão do empreendimento familiar e criar oportunidades de emprego no meio rural são elementos de estratégias necessárias.

Nossas experiências em programações no campo e exemplos dos programas “Jovem no Campo e Sucessão Familiar” implementados em parceria com SENAR foram parte dos exemplos também abordados na apresentação.