Os dias 05 e 06 de agosto a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil (HRNS do Brasil) recebeu a visita de representantes do Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e a Modernização da Cafeicultura da América Central, República Dominicana e Jamaica – PROMECAFE. O objetivo da visita foi o de estreitar alianças institucionais com Centros Educativos de Minas Gerais e intercambiar experiências sobre a aplicação de técnicas de adaptação à mudança do clima implementadas pela HRNS do Brasil, no marco dos projetos da Iniciativa café&clima.

Durante a visita foi possível observar diversas práticas em propriedades de agricultores familiares apoiados pela HRNS do Brasil. Alguns exemplos observados foram o uso de cultivares resistentes, culturas de cobertura, uso de matéria orgânica, áreas de proteção permanente-APP, viveiros e campos de plantio de mudão, café sombreado dentre outras. Adicionalmente, foram compartilhadas estratégias que se implementam em parceria, como parcelas demonstrativas com EPAMIG, Programa Café + Forte com FAEMG, Programa Certifica Minas Café com a SEAPA – EMATER/MG e IMA. Realizou-se também uma visita a Fazenda da Lagoa e Fazenda Arco Iris para contextualizar a produção e processamento do café a média e grande escala.

No final da visita, notou-se um alto interesse entre as partes em continuar com o intercambio de experiencias e conhecimentos sobre a aplicação das melhores práticas entre as regiões.  Como próximo passo será realizado um plano de cooperação Sul – Sul entre a HRNS do Brasil e a PROMECAFE para fortalecer a cafeicultura do Continente.