Produtor associado Antonio Ronaldo Olimpio (Nadinho)

A Associação dos Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo (AFASA) foi fundada em maio de 2008 por 16 agricultores familiares do município de Santo Antônio do Amparo no Sul de Minas Gerais, com o objetivo de terem acesso a serviços de processamento, comercialização e agregação de valor ao seu produto.

Desde o início, a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil tem apoiado a organização em várias frentes. Em nível de campo, técnicos da fundação oferecem serviços de assistência técnica e capacitação aos associados. Na unidade de processamento, a fundação potencializou os empreendimentos da AFASA canalizando recursos para complementar o investimento em forma de fundos renvolventes. Assim também, se apoia o fortalecimento da gestão proporcionando consultorias para a construção de planos estratégicos e de negócios para fortalecer a estrutura e desenhar serviços atrativos para seus associados.

Desde a sala de prova, a Fundação presta serviços de laudos de qualidade, tanto para os associados da AFASA e outros agricultores participantes de projetos apoiados nas mesorregiões Sul, Oeste, Campos das Vertentes e Matas de Minas. Finalmente, a Fundação apoia também na procura, identificação e aproximação de clientes comerciais, tanto exportadores e importadores, interessados na compra do produto. Como resultado, a HRNS do Brasil tem apoiado a promoção dos cafés da AFASA em países como Canadá, Estados Unidos de América e Alemanha.

Mesmo com o apoio dos diferentes atores, ao longo dos últimos anos, a AFASA vem se tornando uma Associação cada vez mais autônoma e ativa. Como consequência, a associação incentiva a prática coletiva de seus membros e chama a atenção de produtores não associados para se juntarem a esta experiência. Também, a AFASA consolida suas parcerias comerciais baseadas na promoção de cafés de alta qualidade produzidos por seus membros. Com isso, a associação tem conseguido uma significativa agregação de valor, motivando que os produtores se sentiam valorizados e consigam enxergar sua importância na cadeia do café.

Uelerson Nakamura, classificador/degustador de café da AFASA, comentou sobre a parceria com a HRNS, o atual momento da associação e quais são os planos para o futuro: “Nossa parceria é de total confiança! Graças a ela atualmente nos encontramos em pleno desenvolvimento, seja pela entrada de novos associados, quanto por obras em sua benfeitoria e novos parceiros. Para o futuro, queremos nos certificar (Certifica Minas e Fair Trade) e esperamos um total desenvolvimento sustentável, já que é do respeito ao meio ambiente é que vem nosso sustento”.

DSC_0563

Uelerson fazendo demonstração na sala de provas da AFASA

A HRNS compartilha e coordena os trabalhos através de uma rede de instituições de apoio, onde se destacam a EMATER-MG, o SENAR, a EPAMIG, a Cooperativa SanCooffee, o Sindicato dos Trabalhadores a Prefeitura do município de Santo Antônio do Amparo e outros programas e iniciativas que tomam lugar na região dos Campos das Vertentes.