No ano de 2014, teve início o primeiro concurso de qualidade de café da agricultura familiar na região, que foi promovido pela Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil com o apoio da Stockler Comercial Exportadora Ltda. A HRNS apoia 2.000 produtores na região das Matas de Minas , uma importante região produtora de café do Estado de Minas Gerais, graças ao apoio da International Coffee Partners (ICP). O concurso, que acontece anualmente tem sido realizado, com o objetivo de motivar os produtores a melhorarem a qualidade dos seus cafés e a conecta-los ao mercado internacional de cafés especiais.

Ao longo das três edições, tanto degustadores de empresas importadoras, torrefadoras de Europa e  América do Norte e os próprios produtores ficaram surpreendidos, pelo pontencial de qualidade da região. O concurso também está ajudando a promover o café da “Região das Matas de Minas”, como um produto de origem geográfica diferenciada. Outra inovação importante foi o acesso ao mercado conectanto diretamente ao exportador e a possibilidade seus cafés serem leiloados com preço acima do mercado de commodities, fato este, que o incentiva a investir em estruturas de colheita e pós-colheita.

Um bom exemplo é o agricultor Mario Roberto Moura da comunidade São Félix, no município de Santa Margarida. Ele participou do concurso nas categorias sendo que na categoria “ natural” e “cereja descascado” sendo quinto colocado na categorial “café natural” e sexto colocado em “cereja descascada”. Seu café foi vendido no leilão e recebeu um prêmio adicional. Com o valor do premio o Sr. Mario ampliou sua área de terreiro pavimentado para secar o café e adquiriu um pequeno caminhão, que utiliza para transportar seu café e de seus vizinhos para um secador mecânico.

Terreiro pavimentado

Área totalmente pavimentada

Ainda, como reflexo desta iniciativa, a cada ano que o concurso é realizado, o café da região tem apresentado melhorias significativas em seus padrões de qualidade. Os produtores estão motivados a realizar investimentos na propriedade e a melhorar a condição de vida de suas famílias.