Nos dias 25 e 26 de Abril, técnicos que integram a equipe do fortalecimento organizativo da Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil visitaram à Fundaccer, na cidade de Patrocínio para conhecer as experiências do processo organizativo empreendido pela Região do Cerrado Mineiro. Objetivou-se com a visita enriquecer as capacidades técnicas do pessoal a HRNS do Brasil que apoia as organizações dos pequenos agricultores, identificar as lições apreendidas da Fundaccer e adaptá-las nos processos organizativos do Sul de Minas.

Durante a visita, foi possível conhecer as estratégias para o desenvolvimento da marca “Cafés do Cerrado”, o histórico de desenvolvimento, a governança e o processo de obtenção da Denominação de Origem. Posteriormente, foi explicado a estratégia da Fundaccer ligada à pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. A visita ao campo experimental da EPAMIG e ao Centro de Excelência do Café, mostrou o trabalho coordenado entre diferentes atores para desenvolver e transferir conhecimento. Finalmente, a equipe da HRNS do Brasil visitou a Cafeteria Dulcerrado, empreendimento que promove a cafeicultura da região.

Krisna Silva, coordenadora do componente organizativo da HRNS do Brasil manifesta que “a visita foi muito positiva. Embora o perfil dos cafeicultores e o desenvolvimento da cafeicultura da região do Cerrado seja diferente à cafeicultura do Sul de Minas, é possível adaptar aprendizagens chaves para a região”.

Como próximos passos, a Fundaccer receberá a visita dos líderes das organizações de produtores que participarão do “Curso de Formação de Líderes no Gerenciamento de Organizações” organizado pela HRNS do Brasil. Ademais, planeja-se a organização de estágios para os técnicos a fim de que possam conhecer o gerenciamento e a administração organizativa da Federação.