Logo pela manhã, o grupo de jurados do Concurso visitou a fazenda do produtor Domingos Sávio em Santo Antônio do Amparo. Este município é apoiado por Tim Hortons como parte do projeto da Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil. O projeto está sendo executado desde 2007 e o Sr. Domingos é também membro da AFASA, a associação dos agricultores criada em 2008 e formada por 60 membros da região de SAA.
Ele mostrou aos participantes suas plantações e as práticas que ele está implementando para aumentar o rendimento e melhorar a qualidade, por exemplo, o crescimento do quintal para secar o café. Falou sobre seus 3 filhos (dois filhos e uma filha) e nos serviram um típico “cafezinho mineiro”.

DSC_2051
Ainda na mesma cidade, os degustadores conheceram a “Casa da Criança” que é um projeto social também na que retomou suas atividades em 2016 com o apoio da HRNS do Brasil, da Fazenda da Lagoa e das autoridades locais. A entidade está localizada em uma área carente da cidade e oferece aos cursos de jovens (de 14 a 21 anos) de curta e longa duração no total de 13 opções diferentes. Nesta oportunidade, assistimos a uma apresentação de taekwondo feita pelas crianças (alguns desses jovens – entre meninos e meninas, são campeõs estaduais do taekwondo em sua categoria).

DSC_0006
No período da tarde um dos coordenadores da Federação, Gustavo Guimarães está realizou uma palestra sobre a designação de origem da região Cerrado Mineiro. Mais informações aqui: http://www.cafedocerrado.org/index.php?pg=denominacaodeorigem

DSC_0022