Uma porta de entrada para a região cafeeira de Minas Gerais é o município de São Francisco de Paula, localizado na Sub-região conhecida como “Campos das Vertentes” no Sul de Minas.  Os cafeicultores do município fazem parte dos 6,000 produtores familiares atendidos pela Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil. Sua área destinada à produção de café em média é de 2 ha, sendo a menor quando comparado com as áreas de café de outras sub-regiões atendidas pela HRNS do Brasil.

DSC_1855

Os trabalhos começaram em 2010 com apoio da Internacional Coffee Partners (ICP), que se trata de um grupo de empresas europeias, tendo como foco o melhoramento da produtividade e qualidade de café. Os resultados começaram a surgir nesta quarta edição do Concurso de Qualidade da Força Café, onde pela primeira vez os lotes de cafés especiais procedentes deste município foram os vencedores da categoria “natural” da sub-região Campo das Vertentes. Durante a semana de provas participam provadores dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Turquia e do Brasil.

Realização: Fundação Hanns R. Neumann do Brasil em parceria com a Stockler Comercial e Exportadora LTDA e Fazenda da Lagoa.

Apoio: ICP, Fondazione Giuseppe e Pericle Lavazza Onlus, Tim Hortons, S&D e Iniciativa café&clima.