à esquerda, de azul o realizador do Concurso, Sr. Eliéser Carmelito

 

Localizada no município de Santa Margarida, a Fazenda Carmelito, situada no Córrego São Félix, de propriedade de Eliéser Carmelito e Rosângela Alves, começou a trabalhar em técnicas de melhoria da qualidade e na produção de cafés especiais. Desde 2014, o café produzido na fazenda venceu vários concursos, sendo este o ponto chave para despertar a necessidade em investimento de novas tecnologias, assim como adquirir conhecimento em outras áreas.

Destaca-se a coleta de dados climáticos como monitoramento da temperatura, precipitação e outras variáveis e temas relacionados à comercialização e agregação de valor do café, exigindo o empenho de todos os membros da família. A fazenda Carmelito foi vencedora de dois concursos organizados pela HRNS denominado “Concurso de Qualidade da Foça Café” em 2015 e 2016 respectivamente.

20171002_212738

Neste ano de 2017, porém, surgiu uma nova ideia, a realização do 1° Concurso de Cafés Especiais da Fazenda Carmelito, organizado e coordenado pelos proprietários. O concurso ocorreu na última segunda-feira (02/10). O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas que participaram, também, de palestras sobre a importância da qualidade do café.

A Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil esteve presente no evento por intermédio do Técnico Josias Gustavo, que auxiliou durante todo o processo e também ministrou uma palestra de incentivo aos produtores de cafés especiais, ressaltando sua importância para a região e principalmente para os próprios produtores.

Conheça os 10 primeiros colocados, que receberam premiações por sua conquista:

1°Colocado – Edílio de Moura (86 pontos)

2° Colocado – Elizabete Nicolau de Moura (84,37 pontos)

3° Colocado – Michel José Gonçalves (84,37 pontos)

4° Colocado – Oranildes José de Oliveira (84 pontos)

5° Colocado – Jadir Faria (83,93 pontos)

6° Colocado – Gilberto Alves de Moura (83,87 pontos)

7° Colocado – Luiz Carlos Gomes (83,80 pontos)

8° Colocado – Júlio Moura (83,65 pontos)

9° Colocado – Marina Ferreira Moura (83,60 pontos)

10° Colocado – Daviane Vieira Barbosa (83,25 pontos)