A mudança do clima está se manifestando através de eventos extremos que impactam a cafeicultura com frequência. Estes impactos colocam em risco o equilíbrio dos sistemas agroecológicos e o sustento de centenas de famílias que dependem desta atividade.

A Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, através do Projeto Regional Força Café que tem como apoiadores o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  International Coffee Partners,  Fondazione Giuseppe e Pericle Lavazza Onlus,  Tim Hortons e a Iniciativa Café & Clima desenvolveram uma “Caixa de Ferramentas para a adaptação às mudanças climáticas estabelecidas para as regiões produtoras de café no estado de Minas Gerais”.

Sob autoria de Máximo Ochoa – Diretor Técnico da HRNS – e pelo consultor Ramiro Ruiz Cárdenas o conteúdo apresenta técnicas sustentáveis e acessíveis para que agricultores familiares possam adaptar seus sistemas de produção às mudanças climáticas. Para identificação destas práticas foi desenvolvido um processo participativo que envolveu agricultores, técnicos e pesquisadores de instituições parceiras.

Com este trabalho queremos contribuir para a disseminação de práticas simples e que podem gerar sistemas mais resilientes frente ao cenário de mudanças climáticas, diminuindo assim os riscos para os agricultores, suas famílias, e seu ambiente.

Convidamos você a ler o conteúdo e aplicar as experiências aprendidas!
^90861C2209F1634F1ED620F3829C82F328F05C87BEF0A7F966^pimgpsh_fullsize_distr