Alexandre Ferraz, Trader da parceira Stockler e o Gustavo Alves Técnico da Fundação da Região das Matas de Minas

Na última sexta-feira dia 20, aconteceu na Fazenda da Lagoa em Santo Antônio do Amparo a premiação da 4ª Edição do Concurso de Qualidade de Café do “Força Café”. Dentre 260 participantes, foram selecionados 14 cafés das quatro sub-regiões de atuação da Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil: Mar de Minas, Circuito das Águas, Matas de Minas e Campo das Vertentes. Durante a semana foram programadas sessões de degustações para identificar os três melhores cafés naturais de cada sub-região para que então fosse formada uma mesa final com 12 cafés da categoria “natural”, assim como outros 12 cafés da categoria “cereja descascado” dentre amostras de todas as sub-regiões.

Após a avaliação destas mesas, segundo pontuação da Specialty Coffee Association of America (SCAA), foram escolhidos os melhores cafés do concurso nas duas categorias. Estes cafés farão parte de um leilão internacional cujos valores adicionais serão inteiramente repassados aos produtores.

DSC_0167

Conversamos com dois produtores, que deram suas impressões sobre a importância do concurso e o reconhecimento do esforço para preparar cafés de qualidade:

Rafael Bastos Filho da região das Matas de Minas – Primeiro lugar na categoria “Cereja Descascado”:

“Fico muito feliz de representar a região das Matas de Minas recebendo esse prêmio. É muito bom saber que o nosso produto tão valioso agrada o paladar de muitas pessoas, fico muito feliz. Gostaria de parabenizar a Fundação Neumann e todos seus colaboradores pelo trabalho desenvolvido em apoio aos pequenos produtores. Esse prêmio foi uma surpresa, sempre tem a expectativa, mas o primeiro lugar é uma grande honra. Com os prêmios que o pessoal ganha, temos investido em estufas e terreiro suspenso. Então, a cada ano melhoramos nossa estrutura para aprimorar nossas técnicas e produzir cada vez mais e melhor.”

A degustadora Ozen com o produtor Thiago e o Diretor da Fazenda da Lagoa, Sr. Joaquim Paiva.

A degustadora Ozen com o produtor Rafael Bastos e o Diretor da Fazenda da Lagoa, Sr. Joaquim Paiva.

Oliveira Idelfonso da Silva – Circuito das Águas – Classificado em primeiro lugar na mesa final e também na regional:

“Faço parte do “Força Café” há quatro anos e é a primeira vez que fico em primeiro lugar, sendo que há quatro anos envio amostras para participar no concurso. O diferencial das amostras desse ano foi a utilização da técnica do terreiro suspenso em combinação com a altitude da região que é de 1300 metros. Fiquei muito feliz com a premiação e com a qualidade do meu café esse ano.”

DSC_0256

Lísia Bela e o produtor Oliveiral Idelfonso

A degustadora Ozen Demircioglu – proprietária do café Kiva Han de Istambul, Turquia- também comentou sobre sua participação no concurso e a importância da realização do mesmo para a cadeia do café nacional:

“Antes eu já gostava muito do Brasil e das pessoas, mas depois dessa semana de relações muito próximas com todos, passei a admirar o país ainda mais. Estar nesse júri em prol dos pequenos produtores atendidos pela HRNS do Brasil foi muito importante, porque infelizmente o café brasileiro está presente em todo mundo sem ser conhecido como um café de alta qualidade. Esta semana fui surpreendida pela quantidade de cafés de qualidade, porque se você dá suporte aos produtores, com conhecimento, equipamento, técnicas, vemos que isso funciona! Então acredito que no futuro o Brasil será também reconhecido pela quantidade de cafés especiais e não apenas pelos cafés “comuns”, aqueles de maior abundância na indústria/mercado. Esse concurso superou minhas expectativas e estão todos de parabéns pelo profissionalismo envolvido em todas as etapas. Nunca vou me esquecer dessa experiência e pretendo voltar mais vezes.”

Vencedores do Concurso

1 Matas de Minas 84,43 Rafael Bastos Silva
2 Matas de Minas 84,25 Ramon Felipe Neves
3 Matas de Minas 83,14 Lucas de Oliveira Costa

Realização: Fundação Hanns R. Neumann do Brasil em parceria com a Stockler Comercial e Exportadora LTDA e Fazenda da Lagoa

Apoio: International Coffee Partners (ICP), Fondazione Giuseppe e Pericle Lavazza Onlus, Tim Hortons, S&D e Iniciativa café&clima.