Semana Internacional do Café: o que acontece na cafeicultura passa por aqui

De 07 a 09 de novembro decorreu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais a Semana Internacional do Café (SIC) 2018. A SIC é considerada uma das principais ações de promoção do café para o mercado brasileiro e divulga os avances da qualidade do café. Adicionalmente, se desenvolvem atividades nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação, negócios e empreendedorismo. A SIC é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – FAEMG, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e pela Café Editora.

A Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil (HRNS) estava presente com representação dos diretores, coordenadores, técnicos e produtores, participando ativamente em ações organizadas por seus parceiros, entre elas:

  1. Lançamento oficial do sistema de gestão Café+Forte (SGC+F), onde a equipe e os produtores do Sul de Minas conheceram mais sobre a plataforma online para gerenciamento dos custos de produção e da atividade cafeeira;
  2. Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018: Promovida pela Plataforma Global do Café, a conferência é um dos principais eventos mundiais sobre sustentabilidade do café e uma oportunidade para as pessoas ficarem por dentro das tendências, inovações e práticas relacionadas à sustentabilidade do café. O Diretor Técnico da HRNS do Brasil, Max Ochoa, participou do painel “Como alcançar mais impacto: insights sobre como iniciar e dimensionar ações coletivas”. Durante a apresentação foram destacadas experiencias concretas de ação coletiva entre a HRNS e parceiros para alcançar impacto, tais como “Aliança para o Café Resiliente”, “Catálogo Climático” e a “Comunidade de Prática em adaptação às mudanças climáticas”.
  3. Stand Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Plataforma Global do Café, InPacto e Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil: No espaço B24 da feira, as quatro instituições mostraram vídeos promocionais sobre a agricultura familiar, o programa “Produtor Informado”, ações de apoio a sustentabilidade e outros. No espaço de reuniões do stand os visitantes degustaram café expresso preparado com um blend elaborado com cafés finalistas do 5° “Força Café” Coffee Championship 2018 das regiões: Campos das Vertentes, Circuito das Águas, Matas de Minas e Mar de Minas Gerais.
  4. Resultado 4° Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil: Sob convite da BRFair e da CLAC, a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil participou do evento de anuncio e premiação do torneio do melhor café Fairtrade. O Diretor Técnico da HRNS do Brasil, Max Ochoa, fez entrega do prêmio ao melhor café Fairtrade natural, produzido pela Srª. Ercilene da Coorpol, organização parceira do Programa Força Café na região das Matas de Minas.

Assim se encerrou mais uma SIC com resultados positivos obtidos em diversas reuniões de articulação e no envolvimento de atividades com parceiros do setor cafeeiro do Brasil.