Como parte de nosso Componente de Juventude, O Sistema FAEMG / SENAR, o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo e a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil vem implementando o segundo curso “Sucessão no Campo”. No curso participam 10 famílias das Associações AFASA e Fagundes.

O Programa tem como propósito estimular a sucessão e preservar a continuidade dos negócios familiares no campo. A metodologia e o desenvolvimento dos conteúdos técnicos incluem aulas expositivas (blocos teóricos) e consultorias nas propriedades rurais dos participantes.

Os objetivos do Programa são:

• Promover o processo de sucessão para continuidade do negócio familiar no campo;
  • Formar sucessores e não herdeiros;
  • Sensibilizar os jovens quanto às oportunidades do Agronegócio e a importância de sua participação na continuidade do negócio familiar.

No decorrer do curso são abordados o histórico do negócio rural familiar, as oportunidades para o agronegócio, a gestão do empreendimento rural, os pilares e procedimentos para o processo sucessório. Ao final do Programa é elaborado e apresentado o Plano de Sucessão Familiar para cada família produtora.

Nos próximos meses serão formadas outras três turmas nas regiões de Lambari e São Francisco de Paula, no Sul de Minas, e em Manhuaçu, nas Matas de Minas. Com isso, estima-se que 40 famílias sejam beneficiadas com o programa de sucessão.

A Hanns R. Neumann agradece a parceria e a colaboração do Sistema FAEMG / SENAR e os Sindicatos Municipais por beneficiar a famílias do Programa “Força Café”.