Comunicado à imprensa

 

  • A caixa de ferramentas online consolida as melhores técnicas de adaptação e mitigação do clima.
  • É de uso gratuito e abertamente acessível de todos os lugares do mundo.
  • A mudança climática está afetando a produção de café e ameaçando a vida de famílias produtoras de café em todo o mundo

Gratuito e fácil de usar, abertamente acessível de todo o mundo e apoiando praticamente os agricultores na sua resposta às mudanças climáticas. Estes são apenas alguns dos atributos da nova caixa de ferramentas de café&clima baseada na web. “O objetivo da nova caixa de ferramentas é permitir que agricultores de café em todo o mundo respondam efetivamente às mudanças climáticas”, diz Michael Opitz, diretor da iniciativa para café&clima. “É essencial que todos os cafeicultores do mundo tenham acesso a informações tão importantes”. É o objetivo da iniciativa disponibilizar práticas inovadoras e cientificamente comprovadas para os agricultores. Através da caixa de ferramentas, eles podem aprender quais técnicas agrícolas funcionam sob condições climáticas específicas.

A caixa de ferramentas é uma compilação de ferramentas, mapas climáticos, estudos de caso, diretrizes e materiais de treinamento. Ela equipa os agricultores e as comunidades agrícolas com informações valiosas sobre técnicas e práticas agrícolas que são resistentes ao clima. Todas as ferramentas fornecidas são continuamente testadas e desenvolvidas pelos agricultores junto com alguns dos principais cientistas do mundo nas regiões específicas. Com base nas avaliações dos agricultores no campo, os materiais fornecidos à caixa de ferramentas são constantemente atualizados e revisados. Os visitantes são convidados a utilizar a caixa de ferramentas como uma plataforma interativa e a compartilhar suas próprias experiências em ferramentas eficazes.

A mudança climática representa uma ameaça substancial para a agricultura global. “As regiões produtoras de café do mundo são particularmente vulneráveis ​​a isso. Essas mudanças implicam em diminuir a terra adequada para a produção de café, secas severas e mudanças extremas nos padrões de chuvas”, explica Opitz. Como resultado desses eventos, as mudanças climáticas tendem a reduzir os rendimentos das culturas e a elevar os custos de produção que ameaçam o sustento das famílias produtoras de café.

Visite a nova caixa de ferramentas de café&clima: www.toolbox.coffeeandclimate.org

Ajudando a equipar cada produtor de café em todo o mundo: a iniciativa para café&clima

Realizando seu papel e sua responsabilidade, as principais empresas de café tomaram iniciativa de liderança e uniram forças com o setor de pesquisa e desenvolvimento para enfrentar desafios colocados pelas condições das mudanças climáticas. À medida que as mudanças climáticas afetam toda a cadeia de valor do café, eles fundaram a “iniciativa para

café&clima” em 2010. Seu objetivo é permitir que todas as famílias de cafeicultores em todo o mundo respondam efetivamente às mudanças climáticas. Em vista da urgência do assunto, as empresas de café e outros atores s do setor são convidados a participar da iniciativa, tornando-se um membro. Através da participação, eles podem fazer uso da abordagem e contribuir, alcançando e

compartilhando experiências próprias para lidar eficazmente com as mudanças climáticas no café.

As atividades pioneiras mostraram que a produtividade, mitigação e adaptação podem se complementar. Por exemplo, o uso de culturas de cobertura: ao cobrir o solo entre as fileiras de café, os agricultores podem reduzir a taxa de erosão do solo e perda de água. Uma das cafeicultoras participantes em Honduras, Denia Elizabeth Deras, afirma: “Através da abordagem da iniciativa, não só tenho uma melhor compreensão dos efeitos das mudanças climáticas na produção de café, mas também sei como enfrentá-las. Com o estabelecimento de culturas de cobertura, posso reduzir a temperatura do solo e manter mais umidade “. A abordagem café&clima está atualmente implementada em projetos no Brasil, América Central, Tanzânia, Uganda e Vietnã.

Leia mais em: www.toolbox.coffeeandclimate.org/pt-pt

Introducing the new c&c toolbox

Free and easy to use, openly accessible from everywhere in the world and practically supporting coffee farmers worldwide to react on the effects of climate change: Our new c&c toolbox!

Watch the video and start utilizing now:

welcome to the c&c toolbox

Posted by Initiative for coffee&climate on Tuesday, January 16, 2018

Membros atuais:

Löfbergs, Paulig, Tchibo, Joh. Johannson,

Franck, Neumann Gruppe, Fundação Lavazza,

Sida, GIZ, Tim Hortons, Starbucks

 

Parceiros de Implementação:

Hanns R. Neumann Stiftung

Conservação Internacional

 

Conta de Mídia – café&clima:

Monique Cadorini

monique.cadorini@hrnstiftung.org