No último dia treze deste mês, a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade da Pontinha e Região – AAFAPO em parceria com a Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil e a Iniciativa café&clima, promoveu na cidade de Paraguaçu no Sul de Minas um “Dia de Campo” envolvendo produtores da região e de municípios vizinhos. O evento aconteceu na propriedade do cafeicultor Sr. Ronan de Souza, que possui uma área de 3,5 hectares de café.

Como manejo de suas lavouras o Sr. Ronan usa racionalmente fertilizantes e agroquímicos, embasados em análises de solo e folha mensais e amostragens de pragas e doenças, o que garante uma redução nos custos de produção e uma produtividade de 100 sc/ha. O Sr. Ronan é um produtor modelo da região de atuação da AAFAPO e HRNS. Em sua propriedade estão instaladas BPA´s propostas pela HRNS e que são usadas para promoção para outros cafeicultores.

Tivemos a participação de 70 pessoas (produtores e técnicos), que buscaram informações sobre manejo e boas práticas agrícolas.

• Práticas de adaptação às mudanças climáticas – Fernanda Aparecida Faria (HRNS);
  • Uso de Fertilizantes Orgânicos;
  • Práticas de Mitigação às mudanças climáticas – Mateus Queiroz (HRNS);
  • Irrigação – NetaSul;
  • Segurança alimentar e qualidade do café – Mateus Queiroz (HRNS);
  • Pós- colheita: secadores – Macieski;
  • Renovar- Mudas nativas (Doação).

No decorrer do evento os participantes puderam observar as práticas utilizadas pelo Sr. Ronan tanto de forma teórica (palestras e stands) como na prática (montagem de fossa séptica, funcionamento de secador estático). Com essas informações os participantes puderam conhecer, entender e aplicar as técnicas seguindo as recomendações para uma aplicação segura e eficaz, resultando em melhoria na produtividade, qualidade e comercialização de seus cafés além da redução de custos de produção.

Práticas de adaptação e mitigação também puderam ser vistas, proporcionando ao produtor a consciência de produzir um café realmente sustentável e com total simbiose com o meio ambiente, levando a uma melhor qualidade de vida no campo.