Nos dias 25, 26 e 27 de Outubro foi realizado na Unifenas em Alfenas, o workshop da abordagem Café&Clima no Sul de Minas.  O evento reuniu mais de 40 participantes e contou a participação de membros da iniciativa pública e privada que estão diretamente ligados às questões climáticas e no trabalho com o homem do campo. As atividades incluíram palestras, troca de experiências, atividades teóricas e também práticas de campo com técnicas sustentáveis e de fácil execução.

 

 

Cobertura da TV Alfenas:

 

Comentário de quem participou:

“A iniciativa Café&Clima é fantástica, muito boa mesmo, porque vai direto ao produtor. É algo com aplicação prática e imediato em relação à mudança do clima, como enfrenta-la e além de ser com o produtor, é com o pequeno produtor que é quem mais precisa de assessoria técnica e conhecimento, além de serem realmente a base da produção agrícola brasileira segundo o próprio Ministério da Agricultura. A agricultura que produz alimentos é a pequena agricultura e o workshop foi ótimo, muito interessante, com vários conhecimentos. As ações hoje (24.10) no dia de campo foram excelentes, todas muito vinculadas à sustentabilidade não só ambiental, mas também econômica. Estão todos de parabéns e desejo o máximo sucesso para a iniciativa.”

Celina Xavier de Mendonça – Gerente de Projetos da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental – Ministério de Meio Ambiente (MMA)

“O workshop me surpreendeu. Vim com uma expectativa não tão otimista quanto ao que poderia agregar para a Cooxupé, mas com o andar das fases, dos temas discutidos, foi tudo de grande importância. A parte de integração também, a unificação de uma linguagem com as outras exportadoras, outros clientes. Então eu acho que foi muito bom. Na parte do dia de campo também estamos sempre aprendendo coisas simples, fáceis e que temos condições de passar para nossos produtores, com grande expectativa de sucesso.”

Maciel Yukio Nishioka – Coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé

 

 

Conheça mais sobre:

 

 

slide-cafeclima