No último dia 02 de Maio, foi realizado um Dia de Campo em Cafeicultura na parcela demonstrativa da Sr.ª Lourdes Camilo em Santo Antônio do Amparo – MG, membro da AFASA. O evento foi organizado pela EPAMIG, EMATER/MG e a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil (HRNS).

O dia de campo serviu para disseminar os resultados da adaptação de cultivares de café com alta produtividade, tolerantes a doenças e a escassez de água na localidade. Este trabalho de validação de tecnologia é liderado pela EPAMIG com apoio do Consórcio Pesquisa Café, FAPEMIG e CNPq. Outro tema abordado pela EPAMIG foi métodos de processamento para produção de cafés de alta qualidade, concomitante com o início da época da colheita. Finalmente, a HRNS do Brasil compartilhou detalhes técnicos e resultados da análise custo/benefício das práticas de adaptação às mudanças climáticas.

Aproximadamente 35 participantes entre pesquisadores e produtores, em sua maioria mulheres, participaram do evento. Essa união é vista como um ponto essencial para associar pesquisa com os usuários das tecnologias: os produtores.

Domingos Sávio de Oliveira, participante do evento manifestou: “O dia de campo trouxe muitos conhecimentos para os produtores. No meu caso, vem em um momento oportuno, pois tenho que reformar áreas improdutivas. Com certeza utilizarei um dos novos cultivares difundidos no dia de hoje”.

O próximo dia de campo está marcado para o dia 29 de maio no município de Perdões, venha participar com a gente!